Como fazer uma carta

Para ficar mais fácil, vamos dividir esse processo em duas partes, primeiro a parte do conteúdo da carta e o segundo que será o envelope da carta.

O conteúdo da carta também é dividido em algumas partes conforme imagem de exemplo:

SAUDAÇÃO

Essa parte da carta dependera do tipo de assunto a ser tratado e a quem ela será direcionada. Por exemplo: Se estiver escrevendo a um amigo, poderá utilizara uma saudação mais informal como: “Querido amigo” no entanto se a pessoa para quem você esta escrevendo é uma autoridade, deverá utilizar uma saudação com o tratamento mais formal como: Ilustríssimo Sr. ou de maneira abreviada: Ilmo(a) Sr(a):

LOCAL E DATA

Aqui você deverá informar a cidade da qual você esta escrevendo e a data, de preferência por extenso. Ex: São Paulo, 06 de Junho de 2021.

INTRODUÇÃO

Essa parte da carta é opcional, também vai depender do tipo de assunto a ser tratado, nessa parte você poderá fazer uma breve apresentação sobre você por exemplo.

CORPO DA CARTA

No corpo da carta é onde vai o conteúdo mais importante, nessa parte deverá conter o assunto que motivou você a escrevê-la o assunto do qual você quer tratar.

DESPEDIDA

A despedida também poderá ser formal ou informal. Uma despedida forma seria algo como: Com meus cumprimentos ou Respeitosamente fulano de tal. Já a despedida informal pode ser feita assim: Um beijo e até breve ou Um abraço, fulano de tal.

PARTE 2 ENVELOPE

O envelope é bem simples, precisará conter o remetente (você) e o destinatário (pessoa/empresa/órgão para onde vai enviar a carta)

Na frente do envelope (onde fica aba para fechar) deverá constar os dados do destinatário e na parte de trás do envelope ficará o endereço de quem está enviando a carta. como na imagem abaixo:

Se eu te ajudei de alguma forma a aprender como fazer uma carta, por favor não deixe de compartilhar este artigo.